Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Trem turístico pode ser reativado na divisa entre Minas Gerais e São Paulo
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Transporte turístico pode voltar entre Poços de Caldas e Águas da Prata. Prefeitura recebeu ofício da Dnit que autoriza aquisição de trilhos...
Transporte turístico pode voltar entre Poços de Caldas e Águas da Prata. Prefeitura recebeu ofício da Dnit que autoriza aquisição de trilhos.


O trem turístico que funcionava entre Poços de Caldas (MG) e Águas da Prata (SP) na década de 1990, através da Linha Férrea Mogiana, poderá ser reativado. Na semana passada, a Prefeitura de Poços de Caldas recebeu um ofício do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que autoriza a aquisição de trilhos para reativar a linha de trem. Os trilhos deverão vir do município de Barão de Cocais, na região central do estado e também de Três Corações (MG), onde estão sem utilidade.

Um estudo de viabilidade técnica foi feito pela prefeitura e apresentado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Ao todo, deverão ser reativados 9 quilômetros de extensão da linha, divididos em dois trechos.

O trem turístico está desativado há mais de 20 anos em Poços de Caldas. A Linha Mogiana, que é um ramal de Caldas (MG), funcionou como transporte de passageiros até o ano de 1976. Em 1990, ela viabilizou o passeio turístico que era feito entre Poços de Caldas e Águas da Prata. Parte do trecho ainda funciona, mas só para o transporte de minério administrado pela Ferrovia Centro Atlântica, CBA, que é uma subsidiária da Vale. O trem sai de Poços de Caldas e segue até a cidade de Alumínio (SP).

Em abril do ano passado, centenas de pessoas participaram de uma manifestação popular pedindo a volta do trem turístico. Um abaixo-assinado também foi feito pelo retorno do serviço.
 Foto: Reprodução EPTV
Fonte: Do G1 Sul de Minas
 
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top