Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: VLI inicia operação de locomotivas AC de bitola métrica
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
A empresa informou ainda que receberá as outras 12 máquinas restantes nos próximos três meses. A VLI, empresa especializada em ...

A empresa informou ainda que receberá as outras 12 máquinas restantes nos próximos três meses.
A VLI, empresa especializada em atividades que integram ferrovias, portos e terminais, é a primeira companhia do Brasil a operar locomotivas de tecnologia AC de bitola métrica. A companhia adquiriu 16 máquinas modelo EMD GT46AC. As primeiras quatro unidades saíram da fábrica da Electro-Motive Diesel (EMD), em Sete Lagoas (MG), nesta quarta-feira (26), direto para a operação.
A empresa informou ainda que receberá as outras 12 máquinas restantes nos próximos três meses. Elas começarão a circular assim que forem entregues e devem ser utilizadas, assim como as que entraram em operação ontem, no Corredor Centro-Sudeste da VLI, que liga Goiás ao Porto de Santos, passando pelo Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. O corredor é uma das principais rotas de exportação do Brasil para a movimentação de fertilizantes, combustíveis, fosfatos e para o escoamento de soja e açúcar por meio do Porto de Santos.
Para Rodrigo Ruggiero, diretor de Operações Ferroviárias da VLI, a tecnologia AC permite a circulação das locomotivas de forma mais eficiente em condições extremas, como curvas estreitas e rampas muito inclinadas, reduzindo os impactos na circulação e manutenção dos trens. “A VLI está em constante busca por inovação e produtividade, desenvolvendo em conjunto com nossos fornecedores alternativas mais eficientes para a operação. Esta nova locomotiva sem dúvida alguma é um grande passo na transformação da logística do nosso país”, enfatiza.
A principal tecnologia aplicada nessas locomotivas de 4.350 HP é o motor de tração de corrente alternada que, até então, não existia em bitola métrica no Brasil, sendo utilizada apenas em modelos para bitola larga. Segundo a VLI, essa tecnologia permite um controle eletrônico mais preciso e um aumento de cerca de 50% da capacidade de transporte de duas locomotivas de mesmo peso e potência.

 A VLI iniciou os testes com locomotiva AC de bitola métrica em junho deste ano. À época, um trem carregado com 21 vagões de fertilizantes partiu de Contagem (MG) em direção ao Triângulo Mineiro, tracionando 2.065 toneladas. O projeto da VLI, porém, data de três anos, quando a empresa formou equipe 50 profissionais com a EMD, entre técnicos, engenheiros e maquinistas. De acordo com a empresa, visitas à Austrália, Indonésia e Chile ajudaram os especialistas a aprofundar os estudos e melhor adaptar o produto à realidade brasileira, uma vez que esses países já possuem locomotiva similar em circulação com bitola Cape Gauge (1,06m) ou métrica.

Fonte: Revista Ferroviária

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top