Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: No lugar da Valec, EBF terá outras atribuições
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Valec, EBF??? Ou uma nova antiga RFFSA sem compromissos? Assim fica fácil pro governo federal! E o patrimônio, ó! A Valec Engenhar...
Valec, EBF??? Ou uma nova antiga RFFSA sem compromissos?
Assim fica fácil pro governo federal!
E o patrimônio, ó!
A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes criada pelo governo federal em 2008 para construir as grandes Ferrovias, está prestes a mudar de nome - e de função.

Atualmente, a Valec tem entre suas atribuições coordenar, executar, controlar, revisar, fiscalizar e administrar obras em Ferrovias, mas em breve passará a ser exploradora da infraestrutura Ferroviária, Ela comprará e venderá direitos de uso das principais linhas férreas do país. A medida provisória que cria a Empresa Brasileira de Ferrovias (EBF) deve ser editada pelo governo federal nos próximos dias.

Com a repaginação, a estatal terá como principal função dar mais agilidade ao sistema e diminuir custos e burocracia para o transporte de cargas nas Ferrovias brasileiras. "A Valec ainda não tem as atribuições necessárias para comprar e vender a capacidade dessas linhas", afirmou o ministro dos Transportes, César Borges. "Estamos fazendo sua adaptação ao papel que terá no processo de operar um sistema nacional de Ferrovias", acrescentou.

O objetivo do governo é "reforçar institucionalmente" a empresa pública e prever "um novo modelo para o sistema de concessão". Assim, as concessionárias venderão à EBF o direito de passagem pela Ferrovia e esta o comercializará com os diversos operadores de logística, já que segundo o modelo de concessão planejado pelo governo, as empresas que vencerem os leilões para construir e operar as linhas não poderão transportar carga própria no sistema.

Com a fundação da nova empresa, os R$ 15 bilhões injetados pelo governo da Valec serão automaticamente incorporados pela EBF, numa tentativa de dar as condições necessárias que ela arque com a aquisição dos direitos de passagem das Ferrovias que começam a funcionar já em 2014. Por isso, o governo corre contra o tempo para que a tramitação da medida provisória não atrase o já conturbado cronograma de concessões das Ferrovias.
Fonte: Jornal do Commercio
Publicada em:: 23/10/2013

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top