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Title: Bonde acidentado no Rio de Janeiro era de 1896
Author: CFVV
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29/08/2011 O bonde que sofreu acidente no último sábado (27/08), em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, não era um dos sete bondes que havia...

29/08/2011

O bonde que sofreu acidente no último sábado (27/08), em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, não era um dos sete bondes que haviam sido reformados pelo Governo do Estado. Segundo o presidente da T´Trans, Massimo Giavina, o Governo do Rio tinha encomendado para a T´Trans, em 2005, a reforma completa dos 14 bondes de Santa Teresa, mas por falta de verba o contrato foi suspenso e somente sete bondes foram reformados pela empresa. O Governo fez um aditivo no contrato com a T´Trans, reduzindo o número de bondes a serem reformados de 14 para sete.

Em entrevista a Revista Ferroviária, Giavina explicou que os sete bondes recebidos por sua empresa estavam totalmente deteriorados e foram refeitos, preservando somente a parte histórica do layout. Os novos bondes receberam três sistemas de freios, que são ativados com a falha do sistema em operação. Giavina destacou que a T´Trans não é responsável pela manutenção do bonde envolvido no acidente.

A Revista Ferroviária entrou em contato com a assessoria de imprensa da secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, que não quis se manifestar.

Os bondes de Santa Teresa foram fabricados em 1896 pela empresa canadense Tramway Light and Power Company. Os bondes circulam por uma linha de 17 km, ligando o bairro de Santa Teresa ao Centro do Rio de Janeiro.


Cabral determina plano de modernização de bondes

Reduzir Normal Aumentar Imprimir O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, informou, em nota divulgada neste domingo, que determinou a condução de um plano de modernização dos bondes da capital fluminense por parte da Secretaria de Transportes. Um dia após o acidente que matou cinco pessoas e feriu mais de 50, Cabral afirmou ter lamentado "profundamente" a tragédia e afirmou que o serviço permanecerá interrompido.

Cabral diz que a preocupação do Estado com os bondes é constante, mas delegou a responsabilidade a Secretaria de Transportes, que será a responsável técnica pelo plano de modernização.

"O governador aguarda o resultado da perícia e informa que as providências cabíveis serão tomadas, conforme o laudo final", finaliza a nota.

Segundo dados da Secretaria de Transportes, 1,5 mil pessoas utilizam diariamente os bondes de Santa Teresa, que circulam por dois diferentes ramais. As composições são utilizadas tanto pelos moradores do bairro, como por turistas.

Freios:

Neste domingo, o coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Luiz Antonio Cosenza, foi ao local do acidente e constatou indícios de problemas no sistema de freios do bonde que tombou em Santa Teresa.

"A superlotação pode ter contribuído, mas pelo que a gente viu ali a hipótese mais provável é falha no sistema de freio. Parece que o freio foi acionado, mas não funcionou travando as rodas, porque se isso tivesse acontecido haveria marcas de frenagem nos trilhos e não percebi isso", disse.

Segundo o especialista, apenas a superlotação, denunciada por moradores, não seria suficiente para causar o acidente. Para ele, possivelmente o freio não acionou por um problema no compressor de ar, que é o equipamento que garante a pressão necessária nas rodas para que a frenagem ocorra.

"A falta de manutenção nos bondes é observada e denunciada há anos, décadas. Um bonde pode ser antigo, estar em funcionamento há muito tempo, mas se a manutenção estiver em dia, ele pode continuar sendo seguro", afirmou.

Cosenza informou que os engenheiros responsáveis pela manutenção das composições serão convocados pelo Crea para prestar esclarecimentos à Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes sobre a realização dos serviços de manutenção.

O presidente da Central Logística, Sebastião Rodrigues, empresa responsável pelos bondes, disse que o sistema de transporte tem manutenção adequada. Ele esteve hoje no local do acidente e, embora tenha constatado que em partes da composição havia arame no lugar de parafusos e que a sapata do freio estava gasta, disse que vai aguardar o laudo da perícia para identificar as causas do acidente. O documento deve ficar pronto em 30 dias.

"Conservação não foi, porque a manutenção preventiva é feita toda semana. Quando há um problema, a gente manda para a oficina e troca as peças", declarou.

Após a realização da perícia do local, que durou toda a manhã de domingo, o bonde foi removido no início da tarde e levado para a garagem. Moradores acompanharam o transporte da composição protestando pelas ruas do bairro.

O acidente:

Cinco pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas na tarde de sábado em acidente com um bonde de Santa Teresa, que fazia o trajeto Largo da Carioca-Dois Irmãos. Entre os mortos, há uma menina de 12 anos.

Moradores da região fizeram mutirão para socorrer vítimas e dois ônibus serviram de ambulância para levar feridos ao hospital. O serviço existe há 115 anos.

Dez pessoas seguiam internadas em estado grave. Segundo testemunhas, o bonde teria perdido o freio, descido a ladeira e colidido com um poste, tombando. Um grupo de passageiros foi levado para hospitais em dois ônibus e outros em ambulâncias do Corpo de Bombeiros.

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